Glossário - Espaço do Produtor - Gráfica Stilgraf - Impressão de Qualidade - Stilgraf

Stilgraf

Campo de busca

// C


Cartão e papelão: Conta com maior espessura e é bastante utilizado em capas, pastas, fichas, cartões e material escolar em geral.

CMYK: Abreviatura do sistema de composição de cores subtrativas primárias 'Cyan, Magenta, Yellow, Black' - ou ciano, magenta, amarelo e preto - que é usado na impressão em cores com tinta, ocultando certas cores quando impresso em um fundo branco.  Quando pontos dessas cores são combinados em diferentes densidades, é possível reproduzir milhões de cores diferentes, abrangendo toda a principal gama de cores do espectro visível.

COLAGEM: Trabalhos como envelopes com fechamento automático, cartas-respostas e malas-diretas podem ser adaptados para fechamento e cola totalmente mecanizados. Quando os formatos ou layouts fogem do padrão, precisam de colagem ou colocação de fita dupla face manual, e, portanto, terão alteração no orçamento.

Color plus - Material liso e em diversas cores, é muito eficiente para trabalhos publicitários, capas, guarda de livros, catálogos, folhetos e mala-direta.

Cor: A cor, alvura e opacidade do papel são determinantes em sua aplicação, uma vez que, com a transparência das tintas, a cor pode sofrer alteração de acordo com o papel utilizado. Papéis mais alvos são utilizados para reprodução em cores. Papéis levemente amarelados e opacos são indicados para livros, pois evitam o cansaço visual e o trespasse de textos e figuras de uma página para o verso.
As máquinas de off-set dividem-se em monocolores (impressão a 1 cor); bicolores; 4, 5 e até 10 cores. A maioria das peças é impressa nas 4 cores primárias: cyan, magenta, amarelo e preto, uma vez que a composição dessas cores possibilita a reprodução de qualquer cor ou imagem.
No entanto, em alguns casos surge a necessidade de uma cor especial. Para isso, usamos o Padrão Pantone - escala universal de mistura de tintas utilizado como guia de cores especiais. A cor especial exige mais tempo de preparação da tinta e da máquina, elevando assim o custo da peça.

Couché: Possui gesso em sua composição e variantes com ou sem brilho. É um dos mais utilizados na indústria gráfica em todos os tipos de impresso, desde livros de arte, mala-direta, calendários e folders. Revistas e catálogos também o utilizam na capa - somente as mais sofisticadas lançam mão do papel couché também no miolo.

CTP: Abreviação de Computer do Plate, é um sistema de pré-impressão que gera matrizes diretas.

// Envie sua dúvida

Envie sua dúvida sobre termos ou práticas da produção gráfica que a Stilgraf responde para você:

* Todos os campos são obrigatórios

Compartilhe